Cidades

São Gonçalo oferece serviços de fisioterapia e prevenção à cegueira

Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo oferece serviços de fisioterapia e prevenção à cegueira
Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil conta com três equipamentos para os gonçalenses, que têm diferentes modalidades à disposição, de média e alta complexidade. Foto: divulgação

Diabéticos atendidos pela Secretaria de Saúde de São Gonçalo vão receber atenção especial através do Projeto de Prevenção à Cegueira por Retinopatia Diabética do Hospital de Olhos. A parceria visa realizar exames de fundo de olho nos diabéticos atendidos no município durante as consultas com endocrinologistas da rede municipal de saúde. O objetivo é detectar possíveis lesões na retina para realizar o tratamento precoce, evitando a cegueira.

“A retinopatia diabética é a maior causa da cegueira no Brasil e, ao mesmo tempo, é a maior causa de cegueira passível de prevenção. O nosso objetivo é detectar as lesões na retina, como hemorragias e descolamentos, por exemplo, e tratá-las antes de se transformarem irreversíveis, chegando à cegueira por conta da diabetes”, explicou Daniela Regis, coordenadora da regulação de Oftalmologia da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo. 

Pelo exame de fundo de olho, que será realizado em uma consulta tradicional ao endocrinologista de cinco unidades de saúde de São Gonçalo, os diabéticos podem ter detectadas as lesões. Caso seja encontrada, ela será tratada. Caso não, outros exames serão feitos, anualmente, para o controle. 

Para a detecção da lesão, será usado o serviço de telemedicina, que vai auxiliar na agilidade do laudo do exame e encaminhamento para tratamento. “Um técnico do Hospital de Olhos Social vai até as unidades de saúde para realizar os exames. De lá, ele entra em contato com um oftalmologista, que vai avaliar o exame na hora, através de um aplicativo de celular, e realizar o encaminhamento necessário, dependendo de cada caso”, explicou a também oftalmologista Daniela.   

Atualmente, a farmácia da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo atende 2.500 mil gonçalenses cadastrados (insulino dependente), que também poderão se beneficiar do projeto ao marcarem consultas de rotina com o endocrinologista. “Com a ajuda da telemedicina, podemos ampliar de maneira significativa esse atendimento e diminuir o número de pacientes com deficiência visual”, finalizou a médica.

Retinopatia diabética - A doença afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. O aparecimento da doença está relacionado, principalmente, ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da glicemia. 

Unidades com endocrinologistas    

As unidades que têm endocrinologistas são: Postos de Atendimento Médico (PAMs) Alcântara e Neves e os polos sanitários Hélio Cruz, em Alcântara e Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina. Para as marcações das consultas, os pacientes devem passar pelo atendimento de um clínico geral da Atenção Básica, através dos postos de saúde. De lá, ele será encaminhado para o endocrinologista e entrará na regulação para a marcação de consulta em uma das unidades, que têm atendimento todos os dias úteis da semana.  

Fisioterapia

Atualmente, 625 moradores de São Gonçalo estão em atendimento gratuito de fisioterapia nas unidades municipais. A fisioterapia é um importante meio para tratar, principalmente, problemas relacionados aos movimentos do corpo. É através dela que é possível reabilitar pessoas que tiveram traumas e ficaram com mobilidade reduzida, por exemplo. Ou aquelas que adquiriram doenças ao longo da vida.

Em São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil conta com três equipamentos para os gonçalenses, que têm diferentes modalidades à disposição, de média e alta complexidade. Além das três unidades municipais, a cidade tem convênio com outras duas instituições em Niterói.  

O fisioterapeuta é o responsável por prevenir, diagnosticar e tratar os problemas relacionados às funções e aos movimentos do corpo humano. Por isso é bem comum que pessoas acidentadas, com vícios de postura, doenças adquiridas ou alterações genéticas sejam encaminhadas a esse profissional. Por meio de terapias manuais, prescrição de exercícios e utilização de aparelhos, é possível não só prevenir problemas, mas tratar distúrbios e reabilitar o organismo. Desse modo, o indivíduo ganha uma qualidade de vida melhor, com mais autonomia, habilidades motoras restabelecidas e bem-estar”, disse o regulador do Serviço de Reabilitação da Secretaria de Saúde de São Gonçalo, Pedro D’ávila Lima. 

Mas mais de 7,5 mil pessoas já foram atendidas pela regulação em reabilitação no período de três anos. Para ter acesso aos serviços, os gonçalenses aguardam, em média, 30 dias para iniciarem a reabilitação. No entanto, casos prioritários iniciam imediatamente o acompanhamento e tratamento. A fisioterapia é oferecida para todas as idades, inclusive para bebês. “Avaliamos os casos mais urgentes, que não podem esperar, e realizamos a inserção o mais rápido possível”, completou Pedro.

O tempo e o tipo de tratamento depende de cada indivíduo e do seu desenvolvimento com o serviço. Maitê Soares Santos Silva Pereira, de 11 meses, realiza o tratamento na Clínica de Reabilitação Nova Cidade desde os três meses de vida devido a um torcicolo congênito (deformidade motora da cabeça e do pescoço). Ela está na fase final do tratamento. “Ela já desenvolveu bastante, tinha dificuldade para se mexer e já melhorou muito. Só tenho a agradecer aos profissionais daqui”, disse Kelly Soares Santos Silva, mãe de Maitê.

O entregador de farmácia Delson Leal Alcântara, de 43 anos, caiu da laje, há cerca de dois anos, e há um ano realiza a reabilitação, também em Nova Cidade. Ele teve várias sequelas devido a um traumatismo craniano encefálico (TCE) e teve dificuldade de locomoção e motora. “Ele não sentava, não ficava em pé sozinho e tinha dificuldades na fala.

O tratamento está ótimo, já evoluiu muito. Tudo que não fazia, está fazendo. Ainda precisa de ajuda, mas já está até andando pela casa comigo do lado. Já fica sentado, em pé e desenvolveu muito a fala. Os profissionais daqui são maravilhosos, não só como profissionais, mas como pessoas”, elogiou a esposa, Adriana da Fonseca Moreira.  

Outras técnicas 

Dentro da fisioterapia, há outras técnicas de tratamento, como o RPG e a quiropraxia. Em São Gonçalo, elas também são oferecidas na rede por indicação do especialista e dependendo de cada caso acompanhado. A quiropraxia e o RPG estão disponíveis no PAM Coelho. 

A Reeducação Postural Global (R.P.G.) é uma técnica de Fisioterapia que consiste em ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corpo através do estiramento do tecido muscular retraído para ter ganho de mobilidade e reequilíbrio dos músculos que mantêm a postura.  

A Quiropraxia é uma especialidade que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Através de técnicas manipulativas, o profissional restaura a movimentação normal das articulações, consequentemente, diminuindo a dor. 

É uma excelente ferramenta para o tratamento da dor sem os efeitos colaterais dos medicamentos. Indicado para o tratamento de hérnias de disco e dores na coluna; alterações posturais; dores de cabeça e enxaquecas; nervo ciático; torcicolos e dorsalgias; tendinites/bursites; zumbidos, lesões por esforço repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dorts).  

< Naiara Terra volta a São Gonçalo dez anos depois Baixa umidade deixa Distrito Federal em alerta vermelho neste domingo <